top of page

VOCÊ GOSTA DE MATEMÁTICA?

Lembro muito bem dos meus anos de ensino fundamental e médio. Tínhamos diversas matérias no colégio como Física, Química, Português, Matemática, entre diversas outras.

Gostava bastante de umas, gostava mais ou menos de outras, e aí iniciava-se um caminho aparentemente sem volta para as perguntas “o que você vai ser quando crescer?”

Entretanto, existe um grupo de alunos que acabam se desenvolvento mais na área de matemática, e isso desperta instantaneamente o pensamento de que se o gosto é por matemática, deve-se fazer engenharia. Essa é sempre a resposta mais óbvia e é constantemente repetida para praticamente todos os bons alunos de matemática.

Com certeza, é a minha dica também para esses alunos, mas tenho a percepção de que falta muita informação que auxilie a realização dessa escolha e que são descobertas somente nos meados do terceiro ano de engenharia, onde, infelizmente em grande parte das vezes, ocorrem as decepções e as altas taxas de desistências que temos nos cursos de engenharia atualmente.

Se você gosta de matemática, com certeza iria se dar bem em inúmeras profissões. Temos grandes exemplos de economia, administração, arquitetura, engenharia, contabilidade, entre tantas outras à disposição. O importante é entender que apesar da matemática, bem como física ou química serem fundamentais na engenharia, o mais importante é gostar do que o engenheiro faz e do estilo de vida que ele leva.

Um bom exemplo pra entender essa relação é a profissão de veterinário. Normalmente, é escolhida por pessoas que gostam de animais, mas é extremamente importante perceber que parte da vida de um veterinário no dia-a-dia é atender animais doentes, muitas vezes em condições bastante severas.

Por essas e outras, não escolha um curso superior apenas levando em consideração as matérias que mais gosta. Procure os profissionais da área e conheça-os, passe o dia com eles, se possível com os melhores de sua região ou até do país. Pesquise na internet sobre o dia-a-dia do engenheiro e não somente sobre como é a faculdade de engenharia. Afinal de contas, a faculdade dura 5 anos, enquanto sua profissão será para a vida inteira.

Apesar de todo esse discurso, a engenharia realmente é entusiasmante. Eu, como engenheiro eletricista, e a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Foz do Iguaçu (AEFI) nos colocamos à disposição para auxiliar nessa escolha com informações e dicas acerca da profissão e do período de faculdade.

Featured Posts
Posts Recentes
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page