top of page

PRODUTIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A construção brasileira retomou nos anos recentes o seu importante papel na receita do desenvolvimento econômico brasileiro. Após décadas de baixo investimento em infraestrutura e em habitação, o país reencontrou sua rota de progresso e, para isso, não poderia prescindir do nosso setor para a formação de capital e para a promoção de qualidade de vida da nossa população.

Nesse novo cenário, evidenciam-se grandes desafios. O principal deles, na trajetória de crescimento continuado, é o da produtividade. Em poucas palavras, a busca por produtividade significa atingir o objetivo de produzir mais e melhor a partir de uma combinação factível de recursos. O desafio se resume então, em promover condições de viabilidade para investimentos em máquinas, processos produtivos e qualificação da mão de obra.

Um conceito mais amplo para a produtividade é obtenção de uma produção maior com uma mesma quantidade de recursos empregados ou, de outra maneira, quando se emprega menos recursos para obter uma mesma produção.

Atualmente vivemos o cenário de pleno emprego, portanto, o crescimento terá que ser mudado. É preciso investir em produtividade e aumento de eficiência, pois o modeloatual está esgotado.

Estudos mostram que a produtividade média do brasileiro gira em torno de 18,4% do desempenho médio de um trabalhador norte-americano. A produtividade no Brasil é asegunda pior na América Latina, só à frente da Bolívia, país em que indicador médio ficou em 11,4% na comparação com um norte-americano. Sempre em relação ao trabalhador dos EUA, o México tem índice de 34,4% e a Argentina, de 35,5%.

Entre os países ricos, a produtividade dos alemães está em 73,5%, dos franceses em 80,4% e, acima dos EUA, os trabalhadores de Luxemburgo têm índice de 105,2%.

As ações de melhoria de produtividade dependem em grande medida do diagnóstico que as próprias empresas têm da questão. A percepção do setor é de que a produtividadeevoluiu nos últimos anos, mas essa evolução está bastante abaixo do crescimento do salário da categoria. Para conseguir o desejado salto na produtividade, as principais iniciativas se referem ao treinamento de pessoal e a condições favoráveis de investimento em máquinas, equipamentos e processos produtivos o que depende demedidas que envolvem as entidades setoriais e os governos.

Featured Posts
Posts Recentes
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page