top of page

DESMISTIFICANDO A AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL - Prática e muito mais acessível do que se pensa

É notório que o avanço tecnológico está em aceleração constante e a custos cada vez mais baixos. Ao mesmo tempo, o mercado imobiliário segue aquecido.


Devido a esses e diversos aspectos, a automação residencial e predial está pegando carona como um grande diferencial competitivo entre os arquitetos e construtoras. Em entrevista para a revista O Setor Elétrico, edição 89, de junho de 2013, o engenheiro José Roberto Muratori, diretor da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), disse que o volume de projetos de automação residencial no país teve um crescimento acelerado, com média de 35% ao ano nos últimos 3 anos, e o número de fornecedores triplicou nos últimos quatro anos, isso tudo no Brasil.


Essa tecnologia surgiu timidamente no mercado há aproximadamente 10 anos. Com equipamentos caríssimos e pouco práticos, atuavam somente individualmente e não havia interesse na grande maioria dos usuários em pagar pelo suposto benefício da automação.


Após esse período, as demandas mudaram, os preços caíram e novas soluções trouxeram a maturidade do conceito de automação.


Atualmente, sua definição seria próxima da integração de equipamentos residenciais e prediais como iluminação, ar condicionado, cortinas, irrigação, equipamentos de áudio e vídeo, entre muitos outros, em um sistema único, inteligente e interativo. Proporciona ao usuário grande praticidade e gestão, tornando sua habitação uma experiência realmente diferenciada, permitindo inclusive sua utilização em tablets, smartphones e comandos como voz ou gestos.


Os sistemas melhor projetados permitem, inclusive, a criação de diferentes tipos de cenas em ambientes, por exemplo: Em um cenário definido como festa, o sistema irá dimerizar as luzes, ajustar o ar condicionado, fechar as cortinas e ligar o sistema de som em determinada lista de músicas, já no volume adequado. Em contrapartida, caso seja uma cena de jantar, as cortinas se abrem, outra lista de músicas é acessada e ligam-se as luzes da mesa de jantar. Cenários bastante práticos são os denominados sair e acordar, onde desliga-se tudo ou ligam-se determinados ambientes. De qualquer lugar do mundo pode-se controlar residências dessa maneira.


Isso tudo sem contar que hoje gasta-se em torno de 50% menos do que nos anos anteriores para realizar a mesma automação, o que viabiliza o acesso da tecnologia a uma classe da população que tinha poucas alternativas nessa área há cinco anos.


O cenário residencial ainda busca o conforto e o lazer, mas segue uma forte tendência de integrar-se com a eficiência energética e redução dos custos de manutenção. Para casas de alto padrão, é realmente uma pena quando, devido ao desconhecimento do cliente, não é prevista a preparação para recebimento do sistema de automação.


Em Foz do Iguaçu, há um esforço direcionado de algumas empresas e profissionais em divulgar essa tecnologia e seu custo-benefício, mas por questões culturais, a construção civil, de forma geral, ainda não agregou esse conceito como um diferencial nas construções.


Pode-se dizer que um sistema de automação de qualidade corresponde, geralmente, a cerca de 3% do valor de um apartamento. E mais ainda, se previsto durante a obra, o custo de uma infra-estrutura para automação posterior refere-se simplesmente a quadros e alguns metros de tubulação.


Um grande problema sempre foi a intervenção feita por profissionais despreparados, que traziam dificuldades na elaboração do projeto e integravam a instalação elétrica com a automação. Em Foz do Iguaçu, já há profissionais habilitados para realizar a pré-automação e a instalação de forma totalmente independente da instalação elétrica e que torna o usuário livre pra escolher qualquer tipo de tecnologia e marca de produtos de automação, bem como suas prioridades. Isso elimina a necessidade de quebrar paredes para a instalação do sistema de automação desejado.

Renan Temp -

Engenheiro Eletricista

CREA-PR 129376/D

renan@enerluz.com.br

Automoção.jpg

Featured Posts
Posts Recentes
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page