top of page

A IMPORTÂNCIA DAS ENTIDADES DE CLASSE

Em tempos em que a concorrência e a competitividade são cada vez mais acirradas, e cada profissional se volta para seu mundo buscando incessantemente melhoria no exercício de sua profissão, onde competência e planejamento são primordiais e essa busca incansável, pode tornar os círculos de relacionamentos entre colegas de profissão, cada vez mais restrito, e ainda afastar possíveis parcerias de sucesso.


Neste contexto, as entidades de classe aparecem como importante elo de ligação, não apenas entre profissionais, mas também entre profissionais e comunidade, e em defesa dos interesses de seus associados, o que recai sobre a perspectiva da construção de uma sociedade com melhor qualidade de vida.


O associativismo como forma nobre de viver a cidadania e afirmar valores, é também uma forma eficiente de congregar pessoas com interesses comuns, unindo forças, para com maior eficiência reivindicar demandas.


As entidades de classe, têm como papel fundamental representar os profissionais, auxiliar na busca do crescimento profissional e defender seus direitos. Dentre outras funções está a promoção da valorização profissional, e defesa dos princípios éticos.


Na sociedade as Entidades desenvolvem um importante papel de conscientização e fiscalização, pois é através de suas ações que se criam dinâmicas desportivas, recreativas e culturais, espaços de partilha, pontos de encontro, e principalmente promove-se a cidadania, através da defesa do meio ambiente e valorização do profissional, zelando pela ética e a defesa dos profissionais.


As entidades de classe também nomeiam representantes em diversas esferas do governo e outras entidades relacionadas, participando de forma efetiva das decisões e fiscalizando os demais órgãos, em defesa dos direitos não apenas dos profissionais, mas também da comunidade.


Em razão da complexidade do Estado, a sociedade civil tem exigido cada vez mais, e encaminhando soluções dos problemas de infraestrutura, saúde e educação, e isso vem ocorrendo de forma efetiva, através das entidades de classe.


Outro papel importante da entidade, é promover o crescimento profissional dos associados, promovendo cursos, palestras, encontros e debates, onde através da participação de todos, é possível identificar as necessidades e planejar as ações.


Através da entidade de classe, é possível ainda, divulgar a tabela vigente de honorários técnicos, para que haja um balizamento coerente na prática de preços, estabelecendo limites mínimos e evitando a desvalorização do profissional.


Cabe também a entidade, a fiscalização ao zelo e ao cumprimento dos valores éticos no exercício da profissão e estimulação da competitividade saudável.


Toda entidade de classe é regida por um estatuto, onde estão especificadas todas as suas funções, composição e embasamento legal. A AEFI, enquanto entidade de classe, possui seu estatuto, que rege todas as atividades.


Dentre as ações da entidade podemos destacar: a representatividade de seus associados perante as diversas autarquias, constante realização de cursos e palestras de capacitação profissional, eventos com o objetivo de aproximar cada vez mais seus associados e demais profissionais, além da busca constante, não apenas pela valorização do profissional, como também promove a valorização dos profissionais da nossa cidade e região, partindo do princípio de que os bons profissionais conhecem a realidade ondem vivem, e estão capacitados para unir este conhecimento ao seu conhecimento técnico, e desta forma desenvolver com melhor qualidade e eficiências os projetos em benefício da comunidade.

ENTIDADE DE CLASSE.png

Featured Posts
Posts Recentes
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page